O SIV Sistema de Identificação Visual, é um software que trabalha em tempo real, exibindo em monitor a imagem (foto) da pessoa habilitada para operação que se deseja controlar (acesso a locais restritos, marcação de ponto, realização de operações de segurança, etc.).

O SIV trabalha em ambiente Windows e se apresenta nos seguintes módulos:

- Cadastramento de imagens, seja por digitalização ou escaneamento, vinculada a um código índice de acesso (número do crachá, matrícula, etc.).

- Atualização de imagens, por sobreposição.

- Recuperação e exposição de imagens em monitor conectado à rede.


Uma das principais características do SIV, que o diferencia dos demais sistemas complementares de segurança e controle de acesso, é a rapidez com que o mesmo responde às solicitações para exposição de foto.

Esta velocidade é primordial para o andamento das operações, principalmente em se tratando de controle de acesso para um grande número de pessoas, pois o atraso na exposição da foto pode vir a provocar desconfortáveis e inconvenientes filas, gerando insatisfação.

O SIV utiliza metodologia que o torna econômico também no consumo de espaço que utiliza para cadastrar as fotos no HD do computador, não interferindo na qualidade das mesmas.